sábado, 16 de agosto de 2008

Introdução

Nos do grupo optamos por fazer o trabalho voluntário na instituição Abrigo Jesus localizada na rua Costa Sena, 959, Bairro Pe. Eustáquio.


Histórico da Instituição

Motivado pela inspiradora mensagem “A Beneficência”, contida no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, o irmão Alencar de Paula Braga, comerciante em Belo Horizonte (MG), transmitiu a outros profitentes da Doutrina Espírita o anseio de construir uma casa para abrigar meninas desamparadas.
Corria o ano de 1937... A reunião preparatória para a organização da sociedade realizou-se em 7 de fevereiro, até que, em 25 de julho de 1937, foi fundado o Abrigo Jesus, por um pequeno grupo de trabalhadores de boa vontade, inclusive o então jovem médium Francisco Cândido Xavier, até recentemente o último fundador ainda vivo.
Com os primeiros recursos financeiros amealhados, foi adquirido o quarteirão 7 (sete) da então Vila Futu
ro, hoje Bairro Padre Eustáquio, com 10.000 m² - de frente para as ruas Costa Sena, Padre Eustáquio, Henrique Gorceix e Riachuelo. O edifício-sede, de frente par a Rua Costa Sena (nº 959), tem cerca de 1.300 m² de área construída. Sua primeira etapa foi concluída em 1946: assim, em 31 de março desse ano, foi inaugurado o Abrigo Jesus, com suas primeiras abrigadas. Desde então, cumpre suas finalidades, sem solução de continuidade, prestando seus serviços à comunidade - sempre gratuitamente.
O Abrigo Jesus, atende atualmente, 170 crianças com idades de 3 meses a 6 anos em horário integral. Projetos pedagógicos são desenvolvidos por educadoras capacitadas que promovem o desenvolvimento integral da criança. Voluntários dedicados oferecem oficinas de música, capoeira, educação física e expressão corporal. As crianças recebem também tratamento dentário, atendimento psicológico e, em alguns casos, fonoaudiólogos.

O Abrigo Jesus conta com algums programas de assistencia às crianças:
Programa de Socialização Sementes do Amanhã – É oferecido a crianças de 6 a 13 anos, apoio às atividades escolares, com orientação de educadoras com formação pedagógica e oficinas diversas (Inglês; Informática; Artesanato; Bijuteria e Fuxico; Bordado; Música; Canto; Teclado; Clube de Ciências; Cultivo de Horta; Educação Física; Capoeira e Expressão Corporal) coordenadas por voluntários responsáveis e dedicados.


Evangelização Infanto-Juvenil – A Evangelização acontece semanalmente e as aulas são dadas por voluntários que trabalham os valores éticos, morais e religiosos, procurando respeitar a diversidade religiosa.

Projeto Trauma – Atendimento Psicológico de crianças e adultos de baixa-renda da comunidade, em um espaço cedido pelo Abrigo Jesus.

Nenhum comentário: